Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.7/5 (577 votos)



ONLINE
1





Partilhe este Site...

 

 

 

* Acerte na cor do ambiente

* Decore com quadros / Espelhos

* Sobre Aquários

* Força Visual

* Jardins Especiais

* Efeitos / Paredes

* Cozinha Moderna

* Cozinha com Ilha

* Criatividade / Recicláveis

* Shopping - Bazar de Compras

* Dicas de Beleza

* Unhas Perfeitas

* Dicas de Saúde

* O melhor da Moda

* Renda Extra na Net 


Cursos 24 Horas

Cursos On line

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cursos 24 Horas

Cursos On-line 24 Horas - Educação a Distância de Qualidade

Cursos On-line



Total de visitas: 195911
QUADROS E ESPELHOS
QUADROS E ESPELHOS

                         

                           Aprenda a decorar com Espelhos

Os espelhos aumentam espaços e multiplicam a luz, mas para os chineses, são muito mais que simples enfeites.Descubra seus poderes na decoração e use-os a seu favor. 


Os espelhos tem três funções básicas. Valorizar um objeto, aumentar a sensação de espaço, e iluminar um cantinho escuro.Mas para o Feng shui, a milenar técnica chinesa de harmonização de espaços, os espelhos tem papel fundamental no equilibrio da energia.Da mesma forma que, um espelho soluciona problemas por meio das chamadas curas, ele também pode causar estragos energéticos se for usado de maneira errada, 

3 formas de usa espelhos a seu favor.

1.Ampliar o espaço

 

Nem todo espelho dá a sensação de amplitude. Para obter esse efeito, estude o formato do cômodo antes de escolher a parede que o receberá. Fique de frente para cada parede. Imagine qual delas você gostaria que não existisse. Em vez de derrubá-la, instale um espelho ali. Só evite espelhos em frente a mesas de jantar ou sofás de modo que as pessoas vejam seu próprio reflexo. Ficar se admirando o tempo todo é desagradável.

  

2. Valorizar um objeto

  

Se você pudesse, encheria a casa de flores? Então, que tal duplicar - visualmente - a quantidade de vasos da sua sala? Escolha um cantinho para colocar um vaso bem bonito e florido. Em seguida, fixe um espelho na parede mais próxima, de forma que a imagem do buquê seja refletida no objeto. Procure um lugar que seja fácil de visualizar. Uma mesa de canto na sala ou um console no hall de entrada são boas opções.

 

3. Iluminar um canto escuro

  

Nem todas as paredes de um cômodo recebem luz direta. Mas esse pequeno problema pode ser facilmente resolvido com a instalação de espelhos em locais estratégicos. Faça a seguinte experiência: observe, ao longo do dia, quais pontos do ambiente recebem os raios do sol e aqueles que permanecem escuros. Instale um espelho no ângulo exato para refletir a luz sobre as paredes sombrias. O resultado será cinematográfico.

 

                    

 

 Nos dormitórios é fundamental cuidar para que o espelho não reflita a cama. “Não é nada legal acordar toda descabelada e amassada e se ver refletida”, “Em quartos, procure usar os espelhos soltos, com a base apoiada no chão, ou então, apenas na parede sobre a cabeceira”.

 

  

Além da aplicação em paredes, os espelhos também têm sido usados como revestimento de móveis e armários. Nesses casos, é bom tomar cuidado com os cantos vivos que podem causar acidentes. “O melhor é optar por quinas lapidadas ou bisotadas”.

 

“O espelho é um coringa que precisa ser usado estrategicamente. Em excesso, ele cria um ambiente over e muito cansativo”, Uma recomendação importante é evitar colocar um espelho de frente para outro. Isso pode causar um efeito de fundo infinito, que costuma ser desconfortável para quem fica entre as duas superfícies refletoras.

 

 Pela técnica milenar Feng Shui, o espelho tem o poder de redirecionar a circulação de energia em um ambiente e pode ser usado para refletir e dobrar uma imagem positiva na casa. O uso mais tradicional do acessório é junto à porta de entrada.

 

 

Em superfícies espelhadas de grandes dimensões, a dica é definir exatamente a posição das emendas, de preferência em harmonia com outros elementos arquitetônicos ou da decoração do local. “No caso de um espelho posicionado em cima de uma cama cobrindo a parede inteira, tente casar as emendas do espelho com detalhes da cabeceira”.

 




                 


                      Usando Quadros na decoração

Usar quadros na decoração é um recurso que permite transformar o aspecto do ambiente. Mas, na hora de escolher o cantinho perfeito para instalar as obras é necessário ficar atento ao efeito desejado. “O tamanho do quadro e o estilo do ambiente devem ser os principais fatores analisados. Locais pequenos não devem receber obras grandes, já que podem ganhar um aspecto claustrofóbico”, diz Daniela Colnaghi, designer de interiores.



Diante disso, o ideal é ter certeza do que será valorizado na decoração. Ao posicionar as obras em conjunto, por exemplo, a parede adquire uma nova roupagem e ares modernos. Neste caso, o indicado é usar quadros pequenos com molduras da mesma cor para que a impressão seja a de uma peça única, mesmo havendo um grande número de itens. “Se a ideia for conseguir um visual contemporâneo, ouse no estilo das molduras, porém nunca na cor”, afirma a designer

Outra possibilidade de diferenciar o aspecto do ambiente é apoiar as obras na parede ou até mesmo deixá-las em contato com o chão. “Quando o quadro fica apoiado, vira objeto de decoração e não apenas de arte. A escolha ainda ajuda a dar volume na parede”, afirma Daniela. A ideia, entretanto, precisa de atenção antes de ser escolhida, já que o apoio danifica a quina das peças e pode não ser a melhor opção para quadros valiosos.


          As obras podem parecer simples, mas deixam qualquer ambiente da casa mais bonito e colorido.

Para o designer de interiores da Lider Rafael Cândido, por meio da arte os quadros expressam o conceito do espaço e dão o toque final à decoração. “Para escolhê-los bem, deve-se observar o perfil de cada ambiente. Se é alegre, opte por quadros divertidos e coloridos. Se é neutro, há duas opções: continuar essa escala de cores, escolhendo um quadro também neutro, trazendo charme e sofisticação, ou criar um ponto de destaque, optando por um de cor mais vibrante”, diz.

               O segredo é utilizar a regra dos opostos para obter equilíbrio, como confirma a arquiteta Milene Donato. “Ambientes muito coloridos pedem quadros mais neutros. Espaços mais neutros pedem quadros com mais cor. E quando vamos colocá-los sobre paredes já com aplicação de papel, lançamos mão dessa mesma regra.”

Escolhidos os temas e as cores, é preciso decidir como colocar as peças, tarefa que não é tão fácil quanto pode se pensar. Segundo Milene Donato, “colocar um quadro na parede parece ser uma coisa bastante simples de se fazer. Mas, para que todos o admirem com naturalidade, deve-se seguir uma dica básica: que ele esteja centralizado na altura dos olhos de uma pessoa com estatura mediana”, indica a arquiteta. Ela reconhece que dispor um quadro é uma tarefa que gera dúvidas. Mas para realizá-la não há regras. É preciso usar o bom senso. “A sugestão é sempre respeitar a proporção entre o quadro, a parede e o móvel acima do qual ele for colocado, pois se o móvel for muito grande e o quadro pequeno o efeito será negativo, dando um vazio.”

            O mesmo pode ocorrer com ambientes pequenos, se neles for colocada uma quantidade grande de quadros e objetos. O resultado é a poluição visual. “Se você for fazer uma composição – seja em sequência, alinhados, formando uma grande tela ou sem nenhum critério de distribuição –, o ideal é dispor todos os elementos no chão, próximos à parede, e tentar todas as possibilidades. Ou fazer um molde em papel com o tamanho de cada peça e dispor na parede com a ajuda de uma fita adesiva”.

Para estipular o número de quadros que vão ficar na parede, é preciso considerar a ideia que se quer passar no ambiente, segundo Rafael. “Se a intenção é fazer um ambiente over – bem carregado visualmente, com muita informação – devem ser usados muitos quadros, quase em toda a parede escolhida. Caso o objetivo seja o contrário, um ambiente bem leve, de um a dois quadros maiores são suficientes. Também há a opção de apenas um quadro no ambiente, para ser o ponto de destaque.

 

FORA DO PADRÃO Segundo a designer , a centralização do quadro não é uma regra. A disposição vai depender da quantidade a ser pendurada, o tamanho da peça e se a intenção é que ela seja o ponto focal ou faça parte de um conjunto. “No caso de um único quadro, leve em consideração o tamanho do móvel principal (sofá, mesa de jantar ou aparador) como ponto de referência para centralizá-lo. Mas nunca se esqueça de analisar as proporções. A dica é planejar e testar a composição desejada antes de furar a parede.”

          Para quem optar por uma decoração clássica, a sugestão da arquiteta são os quadros com temas de paisagem ou figurativos, com molduras mais trabalhadas. “Se a decoração for moderna, telas sem molduras, com formas abstratas, texturas e uso de cores podem tornar o espaço mais estimulante”

VANTAGENS Mas, infelizmente, nem sempre é possível investir em obras de arte, como reconhece a arquiteta. “Se o orçamento para esse item for pequeno, o ideal é investir em fotos, ilustrações, gravuras, aquarelas ou mesmo algum objeto emoldurado que combine com o estilo do ambiente e do morador”, sugere.

Obras de arte ou não, a sofisticação possibilitada pelos quadros é uma das vantagens de empregá-los na decoração. Segundo a arquiteta Milene Donato, eles são peças de peso nos espaços. “Podemos utilizá-los em qualquer tipo de ambiente: salas, quartos, banheiros, halls, corredores, escritórios, entre outros.”


 

CUIDADOS :

 

* A umidade é o grande inimigo das obras de arte, por isso, sempre convém aplicar por traz do quadro uma camada fina de plástico bolha, isopor ou cortiça;

 

* Em função da umidade também devemos evitar colocar os quadros em paredes hidráulicas (que passem encanamentos);

 

* Devemos evitar que o sol bata diretamente sobre os quadros, para que não desbotem;

 

* O vidro a ser utilizado também é importante, o vidro comum reflete bastante a luz, que pode tornar-se incomodativo, o ideal seria utilizar o vidro anti-reflexo, que reduz os reflexos da luz;

 

* Quando utilizamos o espelho no lugar de uma gravura, devemos ter noção que o seu uso em excesso pode dar uma ligeira sensação de frio e seu brilho pode alterar o repouso de um ambiente, porém em algumas outras formas de aplicação, os espelhos enriquecem, aumentam e dão um toque de bom gosto e classe ao espaço projetado.


     Dicas para instalação correta de quadros

 

» Análise

Estude o ambiente (estilo, proporção) para saber qual será a melhor peça a se utilizar no espaço.

 

» Formato

Se quiser dar a impressão de que o quadro é maior, utilize uma moldura côncava.

 

» Cautela

Cuidado para que a moldura para não chame mais atenção do que o próprio quadro.

 

» Umidade

Não se esqueça de verificar se há infiltrações e umidade na parede, e se possível, aplique uma proteção por trás do quadro (plástico, isopor ou cortiça).

 

» Intempéries

Evite colocar a tela sobre paredes onde o sol incida diretamente, para que não desbote.

 

» Pintura

Para não estragar a pintura da parede com a furadeira, cole uma fita crepe no local do furo.

 

» Sofisticação

A opção de gravuras ou fotos com passe-partout (a tela mais larga que separa a gravura da moldura) deixa o quadro mais sofisticado.

 

» Vidro

Quando o quadro tiver vidro, faça a opção pelo antirreflexo, para evitar ofuscamento.

 

» Sintonia

Procure adequar o estilo do quadro ao estilo da moldura.


 

 

  

 

Estes esquemas abaixo mostram ilustrações de como organizar os quadros , em vários ambientes. Um guia prático que vai te ajudar bastante na hora da escolha e organização dos quadros, mostrando formas certas e erradas.

Escada e corredor - Alternativa 1.

 

Escada e corredor - Alternativa 2.

 

                           Quadros nos corredores

 

 

 

 

 

     Sala de janta

            

 

                                           Sala

 

 

                                     Quarto

 

 

                                     Sala de estar

 

 

 

 

                             Várias formas de organizar os quadros

 

      

 

        Esta matéria foi últil pra você ? Deixe seu comentário, será um prazer saber sua opinião !